Trabalhadores da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) em Salvador realizaram na última quinta-feira, 23, uma assembleia conjunta com o Sintsef-BA e o SINDPREV para impulsionar as lutas do setor. Na pauta, além dos informes conjunturais, eles discutiram a situação da GEAP, as ações judiciais e o movimento organizado pelas entidades de classe em defesa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Em 21/10, o estado de Pernambuco sediou um Encontro pelo fortalecimento do MTE. Na ocasião, o evento discutiu estratégias de mobilização dos servidores administrativos e auditores fiscais do trabalho, que objetiva a discussão da carreira dos administrativos e do fortalecimento da Auditoria Fiscal do Trabalho.
Dentre as estratégias propostas estão: produção de uma Carta Aberta à população sobre o desmonte do órgão, que também será dirigida à Presidência da República; e o encaminhamento de solicitação, pelas Centrais Sindicais, de audiência com a Presidenta Dilma para discutir a implantação de um Grupo Ministerial ligado à Casa Civil com o objetivo de implantar medidas para o fortalecimento do MTE em todo o país.
Segundo Moisés Araújo, Coordenador de Finanças do Sintsef-BA e servidor da SRTE-BA, a assembleia baiana também aprovou a elaboração de um documento que retrate as dificuldades existentes na SRTE para que os servidores possam executar a contento o seu trabalho, bem como reitere a necessidade de um plano de carreira e novo concurso.
O documento será preparado pelas entidades sindicais presentes e, em um segundo momento, enviado às centrais sindicais para assinatura. Cumprida esta etapa, os trabalhadores organizarão um Encontro conjunto com as entidades para, logo em seguida, enviarem o relatório ao MTE, em Brasília.
Negociação coletiva
Nesta quarta-feira, 30, a CUT realiza uma mobilização nacional em Brasília em defesa do PLP 321/2013 – Saúde +10, pela Regulamentação da Convenção 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e contra o PLP 92/2007 – Fundações Estatais. A Condsef participará do evento, junto a suas entidades filiadas.
Reunião da ISP

Delegação brasileira. Da esquerda pra direita: João Domingos (CSPB), Edvaldo Pitanga (Sintsef-BA), Nida e Irma – SINDSER/DF
Nesta quarta e quinta-feira, dias 30 e 31 de outubro, a Internacional de Serviços Públicos (ISP) realiza no Panamá a segunda reunião da sua Administração Central. A Condsef, através do seu Secretário de Relações Internacionais e também Coordenador Geral do Sintsef-BA, Edvaldo Pitanga, participa do evento. Os participantes irão discutir e analisar as políticas da ISP para os próximos anos e montar um plano de trabalho que vise o fortalecimento e integração entre os trabalhadores. A programação de hoje inclui um debate sobre Trabalho Decente e Precarização do Emprego Público na América Latina.