Blog Flora Barros Arquitetura


Saúde dos trabalhadores é tema de Conferência em Salvador

Foi aberta nesta quarta-feira, 23, em Salvador, a 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (4ª CEST). O secretário da Saúde da Bahia, Washington Couto, ressaltou que a Conferência é um espaço "muito inteligente e rico".

4ª CEST

Saúde dos trabalhadores é tema de Conferência em Salvador

Foi aberta nesta quarta-feira, 23, em Salvador, a 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (4ª CEST). O secretário da Saúde da Bahia, Washington Couto, ressaltou que a Conferência é um espaço "muito inteligente e rico" por reunir, em um único lugar, representantes do poder público, gestores, sindicatos, sociedade civil e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento segue até a próxima sexta-feira, 25, e as propostas aprovadas serão apresentadas na Conferência Nacional. Profissionais que atuam na área reconhecem que eventos como esse são importantes para combater a precarização da saúde e devem ser acompanhados de propostas bem delimitadas, que possibilitem pensar o país em longo prazo.

As conferências estaduais são subsidiadas por textos que, após refletir sobre a saúde dos trabalhadores e os mecanismos institucionais criados para garanti-la, apresentam questões para orientar a discussão para pôr em prática a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

A diretora de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (Divast), Letícia Nobre, explica que tem havido melhoras para os trabalhadores como implementação de políticas públicas, regionalização e interiorização do trabalhado, mais geração de emprego e renda.

No entanto, ela pontua que o número de trabalhadores no Estado que ainda vivem na informalidade é muito alto, o que reflete diretamente nos índices relacionados à saúde, pois a maioria dos acidentes deixa de ser contabilizado pelo INSS.

Os segmentos com maior número de acidentes de trabalho são transporte, agricultura e construção civil. E os maiores índices relacionados à informalidade encontram-se na mineração, construção civil e na agricultura. (Fonte: Divulgação)

Recursos hídricos

O Sintsef-BA, através do Núcleo Nordeste, participa nesta quinta-feira, em Serrinha, de uma reunião que discute o Plano da Bacia Hidrográfica do Recôncavo Norte e Inhambupe (PBHRNI). O sindicato é uma das entidades inseridas no debate da elaboração e aprovação do Plano, bem como o acompanhamento de sua instalação e arbitragem dos conflitos relacionados com o uso de água. Antonio Capila Sobrinho, Coordenador de Políticas Sindicais do Sintsef-BA, avalia a importância dessa discussão: “Queremos ampliar a voz do trabalhador nas lutas em prol dos interesses da coletividade, como é o debate de políticas de convivência com a seca”.

Pêsames

É com tristeza que o Sintsef-BA informa o falecimento da mãe de Célia Maria Silva Souza, servidora do Ministério do Trabalho e membro do Conselho Fiscal do sindicato. A Celia, amigos e familiares, enviamos nossa solidariedade, desejando força e coragem nesta hora tão difícil.

Esta notícia ainda não tem comentários.

Deixe um comentário

Nome 
E-mail 
Telefone 
Desejo receber notificações se alguém mais comentar a noticia.