Blog Flora Barros Arquitetura


Práticas antissindicais da Conab são barradas pelo MTE

O Secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego indeferiu o pedido de registro do Sintabas, sindicato cartorial dos trabalhadores da Conab. O arquivamento foi publicado dia 16/05...

Vitória dos sindicatos gerais

Práticas antissindicais da Conab são barradas pelo MTE

O Secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego indeferiu o pedido de registro do Sintabas, sindicato cartorial dos trabalhadores da Conab. O arquivamento foi publicado dia 16/05, pelo Diário Oficial da União. A Condsef e os sindicatos gerais, como o Sintsef-BA, comemoraram o feito, uma vez que vinham denunciando o uso desta “entidade” pela direção da Conab para fins de práticas antissindicais.

Contrariando a vontade dos trabalhadores, que repetidas vezes optaram pela representação dos sindicatos gerais e da Condsef, a direção da Conab incentivou a “criação” de um sindicato específico e de gabinete (o Sintabas). Além de não possuir registro, o “sindicato” tem baixa representatividade, pois não atinge nem 5% do total de 4.600 empregados. Seu único objetivo é submeter o trabalhador aos interesses exclusivos da empresa.

Desde o princípio dos sindicatos gerais, os trabalhadores da Conab participaram da história de organização dos servidores públicos. Com mais de duas décadas de história na defesa da organização, mobilização e luta dos servidores federais e serviços públicos, a Condsef sabe da importância da unidade dos trabalhadores em torno de suas causas. Filiada à CUT (Central Única dos Trabalhadores) e à ISP (Internacional dos Serviços Público), a Condsef é formada por sindicatos gerais que aglutinam trabalhadores do setor público em todo Brasil.

Ao longo de todos esses anos, muitas foram as conquistas asseguradas pela união dos trabalhadores. Acordos coletivos que garantiram e resgataram direitos, vitórias judiciais e, mais recentemente, o retorno de muitos trabalhadores demitidos injustamente durante o governo Collor. A história de luta da classe trabalhadora mostra que a divisão só interessa aos patrões e que será pela ampla unidade que alcançaremos novas vitórias.

 


Meio ambiente

Hoje, 05 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data começou a ser celebrada em 1972, no dia da abertura da Conferência de Estocolmo, e se tornou um dos principais veículos das Nações Unidas para estimular a consciência global sobre meio ambiente e encorajar iniciativas. Por meio da comemoração, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) pode sensibilizar as pessoas sobre os problemas do meio ambiente e fazer com que todos percebam a sua responsabilidade e também seu potencial em se tornar agentes pelo desenvolvimento sustentável e igualitário. Para nós, brasileiros, a data precisa ser pensada à luz do sucateamento de órgãos que atuam no setor, como o Ibama. Lutar por um serviço público de qualidade, bem remunerado e com condições dignas de trabalho, equivale também a ampliar e modernizar a fiscalização, a combater o desmatamento, a defender o meio-ambiente. Junte-se a nós e participe desta luta! (com informações da ONU)

Esta notícia ainda não tem comentários.

Deixe um comentário

Nome 
E-mail 
Telefone 
Desejo receber notificações se alguém mais comentar a noticia.