Blog Flora Barros Arquitetura


Cultura em greve: Na Semana de Museus, trabalhadores protestam em Brasília

Com mais de 30 museus afetados pela paralisação que começou nesta segunda-feira, 12, servidores da área da Cultura...

Cultura em greve:

Na Semana de Museus, trabalhadores protestam em Brasília

Com mais de 30 museus afetados pela paralisação que começou nesta segunda-feira, 12, servidores da área da Cultura preparam uma atividade nesta sexta-feira, 16, em frente ao Museu Nacional de Brasília. Os protestos da categoria acontecem na Semana Nacional de Museus realizada anualmente no mês de maio. A greve da Cultura já conta com participação de servidores de diversos estados e a expectativa é de que ao longo da semana outras adesões fortaleçam o movimento. A categoria cobra atendimento de uma pauta emergencial que inclui o cumprimento de itens de termos de acordo firmados ainda em 2007 e que não foram cumpridos pelo governo.

No Rio, por exemplo, servidores que atuam em espaços importantes como o Palácio Gustavo Capanema, a Biblioteca Nacional no centro da cidade, o Paço Imperial, Museu Imperial e Museu da República do Catete já aderiram ao movimento paredista. Nos demais estados a categoria também está mobilizada afetando museus presentes em cidades vão receber os jogos da Copa.

O movimento já rendeu uma reunião que acontecerá essa semana no Ministério da Cultura com participação dos representantes da categoria e da Secretaria de Relações do Trabalho. A expectativa da Condsef é que no encontro se consolide a possibilidade de abertura de um processo efetivo de negociação com o setor.

A Cultura é uma das diversas categorias da base da Condsef a possuir acordos firmados com itens ainda pendentes. Para engrossar o movimento de greve, esse mês, entidades filiadas à Confederação promovem assembleias com diversas categorias. Uma nova plenária nacional da maioria dos servidores do Executivo está agendada para o dia 30 desse mês onde será discutida a deflagração de uma greve geral a partir do dia 10 de junho. (Condsef)

 


CAPESESP

capesespA CAPESESP inicia um novo processo eleitoral e o Sintsef-BA terá representação no pleito. Nos dias 21 e 22 de maio de 2014 serão escolhidos os membros do Conselho Deliberativo, titular e suplente. Leonídia Laranjeira, Coordenadora de Assuntos de Aposentadoria e Previdência do sindicato integra a “Chapa 1 – A Capesesp é dos Trabalhadores”. Entre as principais propostas da Chapa 1 destacam-se:

∷ Ampliar a assistência médica-odontológica, os benefícios sociais e previdenciários;

∷ Lutar para rever os reajustes abusivos aprovados pelo Conselho Deliberativo, proposto pelo atual presidente da CAPESESP;

∷ Ampliar a transparência na gestão do plano.

 


Condolências

O Sintsef-BA lamenta informar o falecimento do pai de Carlos Abreu, diretor da Condsef em Brasília. Neste momento de dor e sofrimento, apresentamos aos amigos e familiares, nossas sinceras condolências.

Esta notícia ainda não tem comentários.

Deixe um comentário

Nome 
E-mail 
Telefone 
Desejo receber notificações se alguém mais comentar a noticia.