Blog Flora Barros Arquitetura


Congelamento da “Bolsa” salarial preocupa trabalhadores

Assembleia no DNOCS

 

Assembleia no DNOCS

Congelamento  da “Bolsa” salarial preocupa trabalhadores

 

Trabalhadores do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) realizam assembleia nesta terça-feira, 31/01, às 10h, na sede do órgão, em Salvador. O objetivo é discutir temas que afetam a categoria, como os ataques direcionados à Complementação Salarial (conhecida como Bolsa) dos servidores.

No dia 14/12/2011, a Controladoria Geral da União emitiu uma Nota Técnica, de nº 522/2011, determinando o congelamento da “Bolsa” dos servidores do DNOCS. O benefício é pago há mais de 30 anos e o congelamento proposto por órgãos do Governo Federal implicará numa redução de mais de R.000,00, para os servidores de nível médio, e mais de R.000,00 para o nível superior. Um impacto inadmissível na remuneração de uma categoria, que, como os demais setores do Executivo, já sofre com os mais baixos salários da União.

Há anos o governo tenta suspender a Bolsa, que beneficia servidores de nível superior e intermediário do órgão e incide sobre o vencimento básico dos servidores. A mobilização da categoria, organizada por entidades que defendem os seus interesses, impediu o avanço dessas ameaças com ações judiciais vitoriosas.

Para regulamentar o assunto, o governo preparou um Termo de Adesão, em que o servidor optaria pelo recebimento de forma administrativa ou judicial.  O documento não deixava claro que a “Bolsa” seria congelada na base salarial do ano de 2006. Agora, toda a situação de incertezas está de volta para a categoria.

Diante disso, o Sintsef e a Condsef se mobilizaram mais uma vez e disponibilizarão a assistência política e judicial que for necessária para que os trabalhadores do DNOCS não saiam prejudicados por medidas perversas como essa. A sua participação nesta luta é fundamental para que obtenhamos mais essa conquista. Junte-se a nós!

 

Unidade na luta

As entidades nacionais que compõem a Campanha Salarial 2012 em defesa dos servidores e serviços públicos voltam a se reunir na terça-feira, 31. O encontro acontece a partir das 10 horas na sede da Cobap (Confederação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil, em Brasília. Continua a procura de entidades nacionais que representam servidores federais pela adesão ao movimento que unifica trabalhadores do Executivo, Legislativo e Judiciário. Todos que apostam na unidade para assegurar melhorias para o setor público estão convidados a participar e fortalecer esse movimento. A reunião deve consolidar novas ideias que reforcem a mobilização dos servidores em todo o Brasil. Entre as atividades confirmadas está o lançamento da Campanha Salarial 2012, no dia 15 de fevereiro. A expectativa é de que a data coincida com a retomada da frente parlamentar em defesa do setor público na Câmara dos Deputados. (Fonte: Condsef)

Esta notícia ainda não tem comentários.

Deixe um comentário

Nome 
E-mail 
Telefone 
Desejo receber notificações se alguém mais comentar a noticia.